Futebol

Flamengo bate recorde de lesões e tem departamento médico agitado

Já são 16 baixas médicas em 26 jogos na temporada de 2022

Departamento Médico e preparação física do Flamengo vêm sofrendo muitas críticas em 2022
Departamento Médico e preparação física do Flamengo vêm sofrendo muitas críticas em 2022 |  Foto: Divulgação/CRF
 

Com importância reconhecida na temporada multicampeã de 2019, o departamento médico do Flamengo vive momento conturbado. Com 16 baixas em 26 jogos em 2022, o clube já tem o pior início em número de lesões em relação às últimas cinco temporadas.

O alto número de problemas ainda exclui lesões sofridas pelos jogadores em suas seleções - além de problemas por Covid-19. Dentro do mesmo recorte - ou seja, as 26 primeiras partidas - nos anos passados, o máximo de problemas físicos que o Rubro-Negro sofreu foi com 11 lesões em 2020.

A situação coloca o doutor Rodrigo Tannure como contestado - após ser tão exaltado em 2019. O Chefe do Departamento Médico, inclusive, está proibido de conceder entrevistas atualmente. A situação vem irritando também o técnico Paulo Sousa, que alega não estar acostumado a trabalhar diante de tantas lesões.

"Influenciou [no desempenho] e continuará a influenciar bastante. Todos estamos unidos para buscar conhecimento e atuar nessa dificuldade. Estamos unidos para trabalhar bem. Em todas as equipes que tivemos, fomos uma das equipes com menos lesões. Estamos conhecendo o histórico individual de cada atleta para fazer trabalhos que minimizem as lesões. Há necessidade de integração, de conhecimento, para que possamos servir o nosso atleta para reduzir ao máximo as lesões", disse.

Quem ilustra bem este momento conturbado é o zagueiro Rodrigo Caio. Ele ainda não estreou em 2022 após realizar cirurgia no joelho direito, ainda no fim de 2021. Ele acabou tendo complicações no pós-operatório e entrou em campo pela última vez há 158 dias, em 3 de dezembro, no empate por 1 a 1 com o Sport, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Peça fundamental na equipe, o atacante Bruno Henrique também vem convivendo com problemas físicos. Já são três visitas no Departamento Médico na temporada. Foram uma lesão na coxa direita sentida no fim de janeiro, uma luxação no ombro esquerdo em março e uma tendinopatia no joelho direito em abril.

Para o próximo duelo, contra o Altos-PI, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, o Flamengo não terá à disposição Santos, Filipe Luís, Matheus França, Gustavo Henrique, Fabrício Bruno e Vitinho - todos por lesão. A partida acontece no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, nesta quarta-feira (11), às 19h30.

< Racha após saída de boate causa acidente e deixa dois mortos Policial civil é baleado ao passar por comunidade no Rio <